

Autoajuda ou ajuda do alto?
Temos visto que muitos livros, campeões de vendas, são o de autoajuda. Assim como as palestras mais vistas são as de autoajuda. E como que as pessoas gostam disso. De ouvir:
- Você é capaz; Acredite na sua força; Você pode, etc...
Mas olhando para essa realidade, o que eu vejo, são pessoas que acreditam nisso, mas que cada vez mais estão doentes, estão cada vez mais frustradas e não conseguem resolver os seus problemas e dificuldades.
E isso por quê? Porque a "autoajuda" exalta o EGO, exalta aquilo que é incerto, aquilo que pode falhar, e é como Jesus disse: “É construir uma casa na areia”.
A Bíblia nos fala, em muitos textos, sobre o homem confiar em si mesmo e as consequências que isso traz.
- Em Jr 17.9 diz que enganoso é o coração. Aquele que vive na autoajuda, se engana.
- Jesus disse em Mc 7.20 que o que contamina o homem, não é o que entra, mas sim o que sai. Aquele que vive na autoajuda, se contamina, se torna impuro.
- Deus, através do profeta Oséias, disse ao povo de Israel que viria juízo sobre eles, porque eles se afastaram de Deus e confiaram neles mesmo. Aquele que vive na autoajuda é reprovado por Deus.
Agora, no salmo 42, o salmista nos mostra uma realidade, que pode ser a sua realidade.
No verso 5 ele faz duas perguntas:
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma?” “Por que está tão perturbada dentro de mim?”
A realidade era essa, mas ele não achou a solução nele mesmo. Pois ele respondeu a essas perguntas dizendo: “Ponha a sua esperança em Deus!”
Ele viu que o que precisava não era de autoajuda, mas da ajuda do auto, e ele complementou dizendo: “Pois ainda O louvarei; Ele é o meu salvador e o meu Deus”, ou seja, Ele é tudo o que eu preciso. Ele faz o que eu não posso. Ele é o que eu não sou. Ele é pode o que eu não posso.
Eu não sei o que você está passando. O que te abate, o que te fere, o que está acontecendo, mas o que eu sei, é que Deus é maior que tudo isso. Assim como o salmista, coloque sua esperança em Deus, pois no tempo certo, Ele agirá e você O louvará e reconhecerá que foi a ajuda do auto, e não a autoajuda.
Deus te abençoe
Por Pr. Junior Schimidt
Coordenador do J.E.M.
