

A sós com Deus - Explicação
Começaremos hoje uma sequência de estudos "A sós com Deus" que terá 9 lições. Esperamos que esses estudos edifiquem a sua fé e seu relacionamento com Deus.
Estar a sós não quer dizer estar em solidão. A solidão, diz a Bíblia em Pv. 18:1, é má conselheira. Ela pode conduzir a pessoa à auto-piedade, a um sentimento de comiseração, que não é nada bom, porque leva a outros problemas, como depressão, medo, complexos e frustrações.
Quando se fala em “a sós com Deus”, subentende-se um ato de separação com alguém, uma pessoa, e ficar com ela, para algum tipo de relacionamento. Este é um momento muito especial, em que você vai separar-se com Ele, Deus, para um momento de reflexão. Veja que em Êxodo 33:9, a Bíblia diz que “o Senhor falava com Moisés” e, no v. 11, que “o Senhor falava a Moisés cara a cara, como qualquer fala com o seu amigo”. Deus quer falar com você.
I – O AMIGO SEMPRE PRESENTE
Você já notou que nas horas mais difíceis, quando mais precisa de alguém, você não pode contar com quem gostaria? Ou, então, a pessoa recebe você e lhe vem aquela sensação amarga de que você está sendo demais, afinal o que você foi fazer ali, de que adiantou? E, depois, sai dali aliviado porque desabafou, mas fica com um vazio enorme, volta para o seu problema, que está ali, sempre, à sua frente?
MEDITE:
1. JESUS quer ser o seu melhor amigo.
Aquele que sempre estará pronto para atender, para aconselhar, para ajudar, para aliviar e tirar o aperto. Ele prometeu:
“Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” Mt 11:28
“O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”, Jo 6:37
“Nunca te deixarei, nem jamais te abandonarei”, Hebreus 13:5.
2. Que tipo de relacionamento você tem tido com o Amigo Jesus? Ele tem preenchido suas
horas vazias? Tem satisfeito os seus desejos? Tem falado com você a sós? Ele garantiu, em João 15:14,15, que, se fizermos o que Ele manda, seremos Seus amigos, e que Ele não nos chama de “servos” (ou escravos), mas de “amigos”.
ORE:
pedindo a Jesus que seja sempre o seu melhor amigo. Que não lhe falte a Sua presença, a Sua graça e companhia constante, como fizeram os discípulos: “Fica conosco, Senhor, que já é tarde, e já declinou o dia”, Luc 24:29.
II – O CONSOLADOR
A vida não é fácil, não é mesmo? Tem aquelas áreas da vida que filho não preenche, que amigo não corresponde, que palavras não resolvem. A cada momento a luta, a decepção, a solidão, a angústia vem bater à porta. Certa vez o salmista Asafe estava tão desolado, lembrando os anos dos tempos passados, os dias da antiguidade, que chegou a dizer que “a sua alma recusava ser consolada”, Sl 77:2.
Foi então que, no auge do seu desespero, duvidando até da misericórdia de Deus, v.7-9, que ele pensou: “isto é enfermidade minha”, v. 10 e passou a lembrar-se das obras do Senhor, dos Seus grandes feitos, v.11-20 e o seu coração foi consolado.
MEDITE:
1. JESUS quer ser o seu grande Consolador.
Cada qual que chegava à Sua presença com tristezas, dificuldades, aflições, saía feliz, renovado, consolado pelos Seus grandes atos. Assim foi com a viúva Ana, que “dava graças a Deus, e falava de Jesus a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”, Luc 2:38, e muitos outros que O buscaram em momentos de grande angústia.
2. O “OUTRO CONSOLADOR”
Jesus disse que Ele iria para o Pai, mas enviaria o “outro Consolador”, ou seja o Espírito Santo, que estaria sempre conosco, nos ajudaria, nos encheria, falaria conosco, seria nosso Companheiro constante, fiel, poderoso, Jo 14:26; 15:26; 16:7.
Ser cheio do Espírito Santo, é ser cheio de Deus, é ter poder para testemunhar do Senhor, é dar um novo lenitivo para a vida, é tornar-se útil para a maior causa da terra: a salvação das almas para o Senhor Jesus . Isto é para quem crê, busca e quer. Tome posse desta bênção.
ORE:
Rogando ao Senhor que seja o seu grande Consolador, que encha a sua vida com o Espírito Santo e use você para consolar outros que tanto precisam da ajuda do Senhor. Que torne a sua vida útil para o Evangelho e alegre a sua vida com a Sua presença e amor constante. Leia o Salmo 51 e ore segundo o salmista.
Por Alaid S. Schimidt
Conselheira do J.E.M.
