Ande de cabeça erguida

Normalmente quando ouvimos essa expressão, é para dizer sobre orgulho, ou alguém orgulhoso. E normalmente, uma outra expressão equivalente é, andar de nariz empinado.

Como sabemos que o orgulho é pecado, e que Deus resiste aos orgulhosos (Tg 4.6), é claro que não estou apoiando essa ideia, mas quero ver se consigo explicar o que Deus ministrou ao meu coração.

 

Em Hb 12.2a nos diz para olharmos firmemente para Jesus. Apesar que podemos mudar o foco do olhar mexendo apenas os olhos, mas tem situações que é preciso, junto com os olhos, mexer a cabeça, certo?

 

Devemos olhar para Jesus, manter o foco n´Ele, e vamos ver que Jesus está no Céu, ou seja Ele está em cima.

 

At 7.55 e 56: “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus".”

Essa passagem mostra as pessoas com raiva e desejosas de matar Estevão, por ele ter pregado a verdade, mas mesmo assim, ele não perdeu a visão de Jesus, ou seja, ele continuou olhando para Jesus, mesmo com as pessoas ameaçando-o e preparadas para matá-lo. Ele estava de cabeça erguida, olhando para Jesus.

 

Sl 121.1 e 2: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Os montes são representações de dificuldades, problemas, obstáculos e etc, e muitas vezes nós damos muita atenção a essas coisas, e se nós olharmos para elas, perderemos o foco de Jesus. Mas aprendo algo lindo nesse texto, que Jesus está acima de todo e qualquer problema. E nós andaremos de cabeça erguida porque estamos olhando para Jesus.

 

At 1.9-11: “Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre  vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir".”

Eu sempre gosto de imaginar a cena quando estou lendo, e eu imagino que essa cena, da ascensão de Jesus deve ter sido extraordinária. Os discípulos estavam de cabeça erguida, vendo-O subir ao céu, e houve uma mistura de sentimentos, pois eles não teriam mais Jesus com eles, mas ao mesmo tempo já tinham sido instruídos por Ele, e no v. 11 foram confortados com essa promessa, da volta de Jesus.

Nós andaremos de cabeça erguida porque estamos olhando para Jesus e aguardando a Sua volta.

Minha mãe, toda vez que olha para as nuvens, fica imaginando em qual delas Jesus voltará.

 

O orgulho nos faz procurar e viver a “Auto Ajuda”, mas não é isso que precisamos e não é isso que nos fará vencer, pois dependemos da “Ajuda do Alto”, e Jesus tem todo poder em Suas mãos para nos fazer vencer.

Devemos sim, andar de cabeça erguida, não por orgulho, mas porque estamos olhando firmemente para Jesus. Que essa seja sua atitude e o seu andar diário.

 

Deus te abençoe

Por Pr. Junior Schimidt

Coordenador do J.E.M.