

Conto de Fadas
Você já deve ter visto, em sua infância, ou em algum momento da sua vida, pelo menos ouvido sobre histórias como: A bela e a fera, Branca de Neve e os sete anões, e outros contos de fadas. Certo?
Mas quem sabe você me diga que um conto de fadas é uma história inventada, não é uma realidade, ou seja, é uma ilusão. E eu concordo com você. Conto de fada é uma ilusão, não existe.
Fiz essa introdução para relacionar isso à realidade de muitas pessoas, inclusive muitas que estão dentro da igreja. Estão vivendo uma ilusão, e querem se convencer que essa ilusão pode ser realidade, e não se dão conta que não passa de uma ilusão.
Eis algumas ilusões:
1 – Pecado
Gn 3.6a: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento”.
O pecado ilude a pessoa se mostrando bom, agradável e desejável. Mas por trás dele, não é nada bom, nada agradável e nada desejável.
Pv 14.12: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
E Tiago em sua epístola também nos descreve a realidade do pecado. Tg 1.14 e 15: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”
Não se iluda, o pecado não é bom, pode ser prazeroso por um momento, mas o final dele é muito amargo, as suas consequências são sérias e desastrosas.
2 – Felicidade
Ec 2.1: “Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade”.
Se teve alguém que buscou a felicidade, esse alguém foi Salomão. Ele descreve em Eclesiastes, quando já estava em idade avançada, que fez, teve e foi o que ele quis. Mas ele também descreve que isso é vaidade e como correr atrás do vento.
O que acontece é que muitos buscam a felicidade, mas em fontes e de formas erradas, e se frustram por causa disso, e quando isso acontece, querem achar um “bode expiatório” para colocar a culpa, e muitas pessoas acabam “culpando” Deus.
Não se iluda, felicidade terrena, mundana e carnal passa, como diz em 1 Jo 2:17: "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".
3 – Querer viver o que deseja o coração
Mt 15:18: “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem”.
Em Lc 15.11-32 nos conta a Parábola do Filho Pródigo, que quis viver da maneira que seu coração desejou. E sabemos que as consequências dessa escolha foram ruins e desastrosas.
Não se iluda querendo viver conforme o seu coração deseja, pois somos enganados por nós mesmos. Em Jr 17:9 diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. E Jesus disse que o que procede do coração contamina o homem e sempre o afastará de Deus.
Agora, para cada ilusão do homem, Jesus tem uma solução.
1 - Para o pecado Jesus derramou o Seu sangue na cruz, para nos lavar e nos purificar.
1 Jo 1:7: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.
2 - Para a felicidade Jesus disse que nos daria vida e vida com abundância.
Jo 10:10: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
Essa abundância, além de muitas outras coisas, é abundância de felicidade, mas é a verdadeira felicidade, que vai completar o homem e fazê-lo, de fato, desfrutar dessa felicidade.
3 - Para quem quer viver conforme deseja o seu coração, Jesus convida a vir após Ele para segui-Lo e tê-lo como Senhor da sua vida.
Lc 9:23-24: "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará".
Não vida um “Conto de Fadas” ou uma vida de ilusão, Jesus tem vida verdadeira para você, e Ele quer e pode te tirar da sua própria irrealidade e te trazer para a Sua realidade.
Deus te abençoe, em nome de Jesus.
Por Pr. Junior Schimidt
Coordenador do J.E.M.
