Como viver na era do tudo pode?

Uma geração passada viveu a era do "nada pode". Dentro da Igreja, principalmente, tinha algumas regras que chegavam ao cúmulo, de quem não as seguisse, era humilhado, ridicularizado e até expulso da Igreja.

E por causa disso, muitos se afastaram, e muitos nem entraram na Igreja. Isso eu vejo como um extremismo muito ruim. E muitas pessoas faziam, não por desejo, mas por força, ou por medo, mas vemos um alerta em Zc 4:6.

Mas hoje em dia estamos vivendo a era do "tudo pode". Ou seja um liberalismo radical que é o oposto do que foi vivido gerações atrás.

Na era do "nada pode", quem fazia era ridicularizado, hoje na era do "tudo pode", quem não faz que é ridicularizado.

É complicado vivermos em extremismos assim, concorda comigo? Vemos que a maioria anda de acordo com o ritmo. Muitos não tem uma posição firme, não tem uma mentalidade formada e andam de acordo com a "musica tocada".

A nossa regra de Fé e Prática é a Bíblia, e isso é indiscutível quando recebemos a fé em Jesus. Mas o que me deixa triste é ver que os "crentes" que deveriam defender e lutar pelos ensinamentos bíblicos, estão abandonando a verdade e andando conforme o ritmo do mundo.

Já tive, o "des"prazer de ouvir crentes dizendo assim: "O que a Bíblia diz não tem nada haver", isso com relação a algo que eles faziam. Como isso é triste.

Não apoio a posição de "nada pode", porque, em partes, seria algo forçado, e nem concordo também com a posição do "tudo pode", pois a Bíblia diz em 1 Co 10:23: "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

A liberdade que Jesus nos concede não é para fazermos tudo o que queremos. Não confunda liberdade com libertinagem. Paulo nos ensinou em Gl 5:13: "Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne". Então a liberdade que Jesus nos dá não é para cumprirmos a vontade da nossa carne.

 

Como viver na era do tudo pode?

 

1) Seja firme na Bíblia

Quando conhecemos a Bíblia, conhecemos a verdade. Jesus disse isso em Jo 17:17. E Ele mesmo disse em Jo 8:32 que quando conhecemos a verdade, ela nos liberta.

Tudo está se encaminhando para o cumprimento bíblico. Não se engane. Paulo nos ensinou que quando conhecemos a "lei", seremos julgados pela própria "lei". Posso dizer, não tem como voltar atrás, e tirar da nossa mente o que aprendemos e conhecemos da Bíblia.

Sempre digo isso, faça o que a Bíblia diz que você não se perderá e nem se arrependerá.

Mesmo com tantas idéias erradas sobre Deus, Igreja e vida espiritual, e com esse liberalismo que nos afeta, seja firme na Bíblia, ela te conduzirá no caminho certo, Sl 119:105.

 

2) Seja firme na Fé

A nossa fé não está baseada em coisas desse mundo, nem em recursos humanos e nem em nossa força, mas ela esta baseada unicamente em Jesus Cristo. Em Lc 18:8 Jesus fez a pergunta: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?". Quando

baseamos nossa fé nas coisas desse mundo e nas pessoas, teremos uma fé frustrada, mas quando a basearmos unicamente na pessoa e na obra de Jesus Cristo, nunca será frustrada. Jesus foi e é perfeito, Ele ofereceu um perfeito sacrifício, então a nossa fé nele precisa continuar inabalável.

 

3) Seja firme nas suas experiências com Deus

Em At 26:19 Paulo disse: "...não fui desobediente à visão celestial". Como é bom sabermos que podemos ter experiências com Deus. E muitas dessas experiências são orientações de Deus para as nossas vidas. É claro, isso é algo pessoal, e eu aprendi com meus pais o seguinte: "Não faça da sua experiência pessoal uma doutrina para todos".

Infelizmente, muitas vezes, seremos motivo de piada por causa de alguma postura que Deus requereu de nós. E infelizmente, muitos crentes farão isso com você. Mas nessa onda do "tudo pode", permaneça firme nas suas experiências com Deus, pois Deus nunca te abandonará e Ele recompensará todo esforço que você fez e faz para agradá-Lo, como diz em 1 Co 15:58.

 

4) Seja moderado

Como estamos falando de extremismos, do "nada pode" e do "tudo pode", então temos que ser moderados. Essa é a idéia que a Bíblia nos orienta, em 2 Tm 1:7: "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação". Esse versículo complementa o que já temos falado. Espírito de temor, e esse temor é com relação a Deus. Espírito de fortaleza, é sermos firmes no que temos falado. Espírito de amor, é não pensarmos que somos melhores do que ninguém, é não humilharmos e/ou desprezarmos ninguém. Espírito de moderação, é não vivermos nesses extremismos, e acharmos que somos melhores do que ninguém e não afastarmos, muitas vezes, nós mesmos e as pessoas de Deus.

E como precisamos ser moderados em nossas atitudes.

 

5) Viva em espírito

Em Gl 5:16 diz: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". Como estamos falando de um liberalismo que muitas vezes são desejos da carne, devemos andar em Espírito. Dai você me pergunta: O que é andar em Espírito? E eu posso te dar algumas respostas. É ser guiado pelo Espírito. É viver em comunhão com Ele. É permitir que Ele opere em nós aquilo que Ele quer e pode. É andar nas Suas leis e no Seu caminho.

E com relação a isso, Paulo nos ensina em Ef 5:18b: "...mas enchei-vos do Espírito". Perceba que é algo que precisamos fazer, nos encher do Espírito.

 

Espero que Deus o ajude a viver nessa era do "tudo pode" de uma forma que agrade-O. E que você se mantenha firme e perseverante até o fim para ser salvo. Busque em Deus moderação e a força do Espírito Santo para te fazer vencer em Jesus.

 

Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Por Pr. Junior Schimidt

Coordenador do J.E.M.