"HAITI em Liberdade"

​Missionária Liliana Andrea Sepúlveda Núñes

PROJETO EM ANDAMENTO​​​​

INTRODUCÃO:
Este projeto tem vários objetivos. Como criar um vínculo sólido com o povo Haitiano de forma que possamos caminhar juntos no propósito de Deus para esta nação. Servir no preparo de uma liderança local nos diferentes departamentos já existentes na Igreja, como ministério de louvor, escola Bíblica, liderança diaconal, evangelística, etc. Criar uma ponte entre o Haiti, a MISPA e a Igreja Brasileira.

 

O projeto se executará no período de tempo de dois anos.


Creio que os Haitianos são muito habilidosos, eles tem aprendido a desenvolver estas habilidades para sobreviver a tantos ataques de impérios avarentos que os exploraram até sugar todas as suas riquezas e hoje estão catalogados como o país mais pobre e mais corrupto da Latino-américa, eles tem facilidade de aprender artes e idiomas, isso é admirável.
O mal que existe no Haiti é Estrutural, disso não há dúvida. Mas Deus tem o poder de levantar uma geração forte e convicta dos princípios do Reino de Deus e assim mudar esta realidade e tornar aquilo que era tenebroso em um dia de celebração e de vitória, assim como levantou a Ester desde os tempos antigos.


As necessidades que existem no Haiti são múltiplas. Entre elas: fome, desnutrição, analfabetismo, educação quase inexistente, altas taxas de mortalidade infantil, seitas, violência social e intrafamiliar, instabilidade política, falta de confiança em si mesmo e no poder político, desesperança e conformismo com a miséria, etc.


Diante dessa grande necessidade quero atender a este povo na necessidade mais importante e de valor eterno; a do conhecimento de Deus. Pois só conhecimento do evangelho traz libertação do mal estrutural e fornece esperança viva e mudanças concretas para toda nação que se volta para Deus.
Minha força de vontade é acolher as famílias com os princípios bíblicos, amor ao próximo, dando ânimo, mostrando misericórdia e servindo-as da compaixão, para que elas sintam o amor de Deus em suas vidas e que nesse amor possam refugiar-se e encontrar o sentido de viver.

 

O que quero alcançar no desenvolvimento deste projeto são:
• Uma liderança autóctone, capacitada de conhecimento bíblico e revestida do poder do Espírito Santo.
• Preparar Professores da Escola Bíblica para trabalhar com diferentes faixas etárias.
• Apoiar com acompanhamento de aconselhamento as famílias e pessoas que precisem.
• Preparar um grupo de louvor com qualidade e com compreensão da importância de pertencer a este ministério.
• Apoiar o desenvolvimento da Escola já existente no Campo Missionário dirigida pelo pastor Jean Jacques.

JUSTIFICATIVA
A importância deste projeto se dá na compreensão de vários fatores, mas quero destacar o mais importante que é promover a Gloria de Deus entre todos os povos.  O meu objetivo é que Deus seja glorificado nos corações Haitianos. Que se construa um caminho para o conhecimento do nome de Deus entre eles. E assim possa a minha pequena semente germinar nesta nação e se tornar em um grande arbusto onde se encontre refugio e esperança no conhecimento de Jesus Cristo.
Desejo que este projeto possa cumprir seu objetivo e que os Haitianos, possam conhecer o amor de Deus de uma forma concreta para que consigam ser restituídos em todas as áreas da suas vidas.

Objetivo Geral:
O meu objetivo principal é servir na Igreja já existente, na liderança do pastor Jean Jacques, no Treinamento de líderes nos diferentes tipos de departamentos que existem numa Igreja. E que ao expor a Palavra de Deus para os haitianos possa haver uma mudança de mente para com Deus e para com os homens e que possa se desenvolver o crescimento natural da Igreja onde é pregada a Palavra do Deus vivo.

Objetivos Específicos:
a. Aprender o Idioma no mínimo de tempo possível.
b. Treinar o Grupo de louvor em qualidade musical como também em Maturidade Espiritual.
c. Treinar professores para a Escola Bíblica, nas diferentes faixas etárias.
d. Desenvolver Evangelismo no Bairro em que se encontra a Igreja.
e. Alcançar vidas para o reino de Deus, através da evangelização ensinando o evangelho através da Palavra dele, da Oração, do Amor, do discipulado e principalmente da Fraternidade, para que possam conhecer a esperança que nos motiva a estar ao lado deles neste tempo de Restauração.

Metas
O nosso desejo é que na execução deste projeto a Igreja Presbiteriana Renovada do Haiti forme uma liderança sólida e com uma grande visão de Expansão do Reino no mesmo País.


Esforçar-me-ei ao máximo para alcançar os resultados que quero alcançar neste projeto, mas é Incondicional o apoio Espiritual e Financeiro que recebamos da Igreja do Brasil.


Parcialmente quero poder penetrar na cultura haitiana, aprender seu dialeto e idioma, observar, caminhar, escrever tudo que possa sobre eles para um conhecimento profundo que me leve a entender os seus comportamentos e como apresentar de forma eficaz o evangelho a este povo.


Ao começar com treinamento de liderança quero que entendam que Deus também pode capacitá-los para serem lideres e que toda capacidade vem do poder do Espírito Santo e que para Ele todos somos iguais.


Também quero que entendam que Deus é o dono da Igreja e que pequenos começos não querem dizer fracasso, todo o contrário Deus se encarrega de torná-lo prospero.


Quero que esta seja uma Igreja que alcance Maturidade Espiritual, uma Igreja que seja referencial para a cidade de Porto Príncipe.


Na ajuda Espiritual quero oferecer a verdade do evangelho para que ela os liberte de toda dor e trazer esperança eterna para suas almas. Na ajuda Emocional quero que sejam superados todos os traumas que ficaram em seu interior. Que possam vencer o estresse e as crises vividas no terremoto.


A minha meta é que dias melhores sejam vividos pelos haitianos que se encontram submergidos na dor e na desesperança.


Metodologia
O projeto é um processo, por tanto tem inicio, desenvolvimento e uma conclusão:
Como o trabalho não parte do zero, pois já existe um trabalho sendo desenvolvido, ele começa com uma convocação para todos aqueles que queiram trabalhar no ministério de ensino e louvor na Igreja.


1) Assim começaremos com Treinamento de Professores da Escola Bíblica. Este treinamento dura aproximadamente 10 meses, com encontros uma vez por semana com duração de uma hora e meia a duas horas por encontro.


Entre os alvos a ser alcançados se encontram estes:

a) Compreender a importância do Ensino bíblico para todas as faixas etárias e principalmente para as crianças.
b) Conhecer um pouco do mundo das crianças e como apresentar o evangelho para cada faixa etária.
c) Conhecer as mudanças corporais de cada faixa etária, conhecer o processo de aprendizagem da mente em cada faixa etária, compreender como se manifestam as emoções, as vontades e as relações sociais e espirituais, da oração a Bíblia e das decisões para salvação em cada faixa etária.
d) Aprender a como contar uma historia bíblica, memorizar versículos, cânticos para o nosso público alvo e métodos ou técnicas de Ensino.
e) Compreender a importância de que a criança entenda que é pecadora e que precisa de Salvação.
f) Aprender a usar os recursos que temos a mão com criatividade para montar uma aula interessante, dinâmica e compreensível.

2) O Segundo Grupo é o Grupo de Louvor com o que trabalharemos com ministrações que os façam compreender o que significa este ministério e a eficácia que Deus dá ao mesmo para libertar vidas. Também trabalharemos com técnicas musicais, back’s e equalização de som com encontros uma vez por semana.
Sabendo que já existe um grupo de louvor:
a) Com o vocal Teremos um Ensaio por semana, onde aprenderemos técnicas vocais, Harmonia aplicada ao Canto, Estruturação Musical, Editoração de Partitura, Percepção Rítmica e Melódica, Arranjo e Improvisação.
b) Com os instrumentos Teremos um encontro semanal, onde aprenderemos Estruturação Musical, Percepção Rítmica e Melódica, Arranjo e Improvisação, Conhecimentos básicos de Equalização.

3) Curso de 10 meses de Princípios Bíblicos para a Vida e Estudos no Livro de Marco e de Apocalipse.

a) Principio da Confiança em Deus.
b) Principio do Abandono da Ira.
c) Principio da Entrega.
d) Principio da Mansidão.
e) Principio da Nutrição.
f) Principio Relatividade.
g) Principio Serenidade.
h) Principio Descanso.
i) Principio Juízo Moral.
j) Principio do Prazer em Deus.
k) Principio da Abundancia.
l) Principio da Justiça de Deus.
m) Principio da Supremacia de Deus na Historia.


Cronograma
Este projeto numa visão geral tem uma durabilidade de dois anos. Durante estes dois anos se desenvolverão os objetivos específicos já mencionados. No entanto este Projeto está sujeito a mudanças segundo a realidade do Campo.

 

Conclusão
Meu anseio é que este projeto possa ser avaliado desde um ponto de vista financeiro, mas também com os olhos do coração sabendo que há um povo que necessita de uma mão estendida para poder se levantar.
Vocês poderão ser essa mão contribuindo financeiramente para que este projeto se execute e haitianos possam renascer de dentro pra fora.
Para ser um participante deste projeto você pode entrar em contato comigo através do meu e-mail: lilianasepulvedanunez@hotmail.com ou cadastrar-se no site da MISPA: www.mispa.org.br e preencher a ficha de inscrição e apoiar o projeto Haiti em Liberdade.