top of page
QUEM SOMOS?
PRESIDENTES
Altair Batista Linhares.jpg
Natanael Antonio Palazin.jpg
Loudomiro Carneiro.jpg
Daniel da Silveira.jpg
Claudio Cezar Soares .jpg
In Memorian

HISTÓRICO

A MISPA é uma Agência Missionária ligada à Igreja Presbiteriana Renovada.

Sua missão é despertar, treinar e enviar missionários no Brasil e no mundo.

Sendo assim, propagar o evangelho a todas as nações, apoiando a igreja no

cumprimento do Ide de Jesus. Atualmente está presente em quatro continentes.

Quase tudo na vida começa com um sonho!
Houve alguém que ousou sonhar os sonhos de Deus para o povo baiano.  Era o início do ano de 1975 quando o Pr. Altair Batista Linhares, desenvolvendo seu ministério em Minas Gerais, movido de compaixão, visualiza a fundação de uma frente missionária para atuar no interior do Estado da Bahia.


Mas não ficou no projeto. Passou à ação. Em julho, ele segue com o filho Esdras e Ugulino Jorge para Jequié. Espionando a terra, confirmou a carência do Evangelho. Dias depois, uma equipe com cinco integrantes retorna à Bahia e planta o primeiro campo missionário na cidade.

Mas era preciso de uma retaguarda missionária para os futuros trabalhos. Três meses mais tarde, num Encontro de Avivamento em Medina/MG, surge a idéia da formação de uma Junta de Missões.

Logo veio o apoio de muitas igrejas mineiras como Teófilo Otoni, Padre Paraíso e Medina. Os primeiros voluntários se apresentaram à missão: Pedro Venâncio, Fátima Nogueira, Maria Helena Caetano,Sebastião Nunes, Maria Pio e Persival.

Nasce a MISPA
Em 18/10/1975, no templo da IPR de Teófilo Otoni, MG, foi organizada a MISPA - Missão Priscila e Áquila e aprovado o seu funcionamento no âmbito do Presbitério de Governador Valadares.

Sobre esse dia, emocionado, o Pr. Altair declara: “... foi um dia histórico... são fatos que ficaram bem vivos na memória e no coração”.

No dia 04/11/1976, os Estatutos da MISPA foram registrados em cartório. Sua sede era uma sala na residência do Pr. Altair B. Linhares, na Travessa Ipatinga nº 29 - centro, em Teófilo Otoni, MG.

A princípio foram adotadas como lema as palavras de T. L. Osborn: “Ganhando almas para Jesus lá fora onde os pecadores estão”. Rapidamente, cidades do Sul da Bahia foram sendo alcançadas pelo trabalho missionário da Mispa como Vitória da Conquista, Mascote, Camacan, Pau Brasil, Encruzilhada, Ilhéus.

A MISPA torna-se nacional
Ao chegar o ano de 1979, a Igreja se reúne em Assembléia Geral, em Arapongas, PR. O Pr. Abel Amaral Camargo, com entusiasmo, desafiou a igreja a pensar num grande avanço missionário que pudesse alcançar as capitais brasileiras e cidades de maior porte.

Em comum acordo com a Diretoria da MISPA e com Presbitério de Governador Valadares, transformam a MISPA em órgão nacional de Missões da IPRB, sendo-lhe confiada a responsabilidade de abrir novos campos missionários e administrá-los em todo o território brasileiro.


Poucos meses depois, a missão já alcançava Fortaleza/CE, Maceió/AL, Natal/RN, Vitória/ES, Florianópolis/SC e Aracaju/SE.

Todos os sonhos estavam se concretizando. Impulsionada pelo intenso mover do Espírito Santo, a atividade missionária na IPRB cresceu. A sementeira produziu várias igrejas e até presbitérios foram constituídos. A Igreja não pode deixar de relembrar, com justiça, a dedicação do idealizador e fundador da MISPA, pastor Altair Batista Linhares.

O trabalho cresceu, alcançando outros países. Muitos se colocaram à disposição da MISPA. Uma forte estrutura capaz de administrar sua expansão foi criada. Isto é a Mispa hoje.

Joel R. Camargo - Artigo publicado no Jornal Aleluia de outubro de 2004. Fonte: Além de informações colhidas nos Jornais Aleluia, servimo-nos das pesquisas realizadas por Gabriela Biason e Helenice L. de Souza.​

O ​NOME: MISPA

Inspirado no relato bíblico do casal Priscila e Áquila, que haviam aberto sua casa para ali estabelecer uma Igreja, 1Co 16: 19, surge o nome “Mispa - Missão Priscila e Áquila”. Ao passar por uma cidade, esse casal abria seu lar e nele pregava o Evangelho. Quando partia, ali ficava uma Igreja. A idéia agora era a mesma: enviar profissionais para se instalarem nessas cidades e dar início ao evangelismo.

NOTA DE FALECIMENTO

Nós da equipe da MISPA expressamos profundos sentimentos de tristeza pelo falecimento do Pr Altair Linhares. Seu desejo em fazer a obra de Deus levou-o à nobre iniciativa de começar uma missão que frutificou e continua produzindo frutos no Reino de Deus, a MISPA – Missão Priscila e Áquila.
Que Deus conforte a família do amado Presidente de HONRA da MISPA, o qual foi homenageada em vida pela Missão.
Nossa oração é que Ele continue a levantar pessoas com a mesma visão para dar prosseguimento à obra missionária no mundo.
Pr. Florencio de Ataídes

bottom of page